Ir ao oftalmologista com frequência é muito importante para prevenir complicações

Ter uma rotina de visitas ao médico é muito importante para que a gente consiga diagnosticar problemas logo no início, desde coisas simples até doenças mais sérias que precisem de cirurgia ou algum outro procedimento mais complexo, especialmente se você já tiver uma idade mais avançada, tiver alguma doença ou histórico de problemas na família.

No caso dos problemas oftalmológicos, essas consultas, exames e visitas podem acabar de ajudando a detectar problemas sérios como a catarata e o glaucoma logo nos seus estágios iniciais para que você possa seguir com o tratamento adequado junto ao seu oftalmologista.

Vou compartilhar com vocês o que aconteceu com o meu avô para que vocês que estão lendo esse post e acompanham o meu blog possam pegar essa experiência e levar pra vida de vocês ou de quem vocês gostam e sabem que não tem esse cuidado.

Meu avô ainda não é muito idoso, tem apenas 63 anos, e sempre foi muito ativo, saudável, sempre se preocupou em se alimentar bem, não bebe, não fuma, tem hábitos saudáveis e é um exemplo na nossa família em termos de cuidados, mas em contrapartida, ele nunca foi muito de ir em médico, e existem algumas doenças que não distinguem se você é ativo ou sedentário, elas simplesmente podem aparecer e por isso é extremamente importante ir ao médico com regularidade.

Um dia, ele se queixou de que estava com dificuldades para enxergar, como se a vista dele tivesse embaçada e ele não tivesse conseguindo ver claramente as coisas. Falei para ele procurar um oftalmologista para investigar o que poderia estar causando esse problema na visão dele, mas é claro que ele não me escutou e ficou pingando um colírio qualquer achando que isso ia resolver o problema dele de visão.

Mais um tempo se passou e o problema dele de visão se agravou ainda mais, a ponto de ele ficar sem conseguir enxergar com o olho esquerdo, e quando a situação chegou a esse ponto, ele não teve escolha e foi correndo para o hospital.

Procuramos um oftalmologista rj que fosse perto da nossa casa para poder chegar lá o mais rápido possível porque estávamos muito preocupados com a situação dele e, felizmente, a clínica oftalmológica que a gente encontrou foi a Americas oftalmocenter, que é uma das melhores e mais modernas clínicas da cidade do Rio de Janeiro.

Assim que chegamos lá, ele foi rapidamente atendido e diagnosticado com catarata já em estágio mais avançado, ou seja, a perda da visão dele se deu pelo fato de ele não ter ido logo ver o que estava acontecendo.

O oftalmologista especialista em catarata que atendeu o meu avô falou que ele precisaria passar por uma cirurgia de catarata. A princípio, ficamos muito preocupados com o fato de ele ter que precisar de cirurgia, mas o médico oftalmologista avisou que a cirurgia era bem simples e rápida, e que conseguiria remover toda a catarata, permitindo que ele pudesse enxergar novamente.

Ele precisou realizar alguns exames pré-operatórios para saber se estava tudo bem com a saúde dele, e logo assim que ele foi autorizado, realizou a cirurgia que realmente foi muito rápida.

Os médicos oftalmologistas da Americas Oftalmocenter informaram pra gente que a recuperação era bem tranquila por causa da técnica utilizada na cirurgia, mas que havia algumas recomendações que ele precisaria seguir durante o período de recuperação pós-cirurgia.

Felizmente, o problema que o meu avô teve era reversível e o pessoal da Américas oftalmocenter cuidou muito bem dele, mas o episódio ficou de lição para que ele passasse a se cuidar mais e de maneira correta, indo ao médico de maneira frequente e sempre que necessário.

Espero que esse post também tenha ajudado vocês a perceberem a importância de sempre ir ao médico, mesmo quando a gente tem uma vida saudável e tem hábitos que fazem bem para o nosso corpo. Existem doenças silenciosas e que não tem relação direta com os nossos hábitos e, portanto, é essencial que a gente sempre vá ao médico para saber se tudo está do jeito que deveria.

Sempre que o seu corpo começar a dar sinais de que tem algo de errado, não espere o pior acontecer!